sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Aos amigos.

Sou esquisita, gosto de analisar e refletir sobre meus iguais. Admiro alguns, sinto pena de outros, mas estou sempre lá, observando. Há os que andam em grupos, há os solitários; há os que se diferenciam pela aparência, e outros que é necessário olhar mais fundo para perceber certos detalhes; mas todos se unem por um só desejo: ter alguém para chamar de amigo. Ninguém quer passar a vida sozinho. Até mesmo eu, que gosto da "companhia" da solidão, a temo. Somos humanos, temos a necessidade de interagir com outros iguais a nós. Queremos confiança, segurança e afeto.

Muitos dicionários definem amizade como "sentimento afetuoso entre pessoas". Já eu, tenho outro tipo de definição. Há afeto, óbvio, mas após 17 anos de experiência - muitos consideram pouco tempo, "apenas mais uma adolescente que acha que sabe sobre a vida". Mas pode ser muito, se soubermos como aproveitar - creio que um amigo vá muito além disso. 

Amizade é ser mais do que você pode. É abrir mão dos próprios caprichos. É não desistir da outra pessoa. É dar valor às boas ações, e não aos pequenos erros cometidos. É lembrar que vocês estão perto, mesmo longe. É poder ser você mesmo, sem medo. É tropeçar, cair, e ter alguém para lhe estender a mão e ajudar.

Por mais que muitos me assustem, sei que existem pessoas especiais na minha vida. Com seus defeitos, qualidades, manias e clichês, eles nunca me deixaram só. Entenderam meus problemas e escolhas, xingaram quando necessário, confiaram em mim durante longos abraços, mas acima de tudo, não permitiram que eu sucumbisse, mesmo quando os mandava para longe. 

É por eles que quis escrever sobre isso, é sobre eles que estou falando. Os verdadeiros, que se esforçaram para entender, mesmo quando tudo foi além de sua compreensão

Esqueçam o que lhes foi dito sobre "contar amigos em uma mão", esqueçam o clichê de conhecer bem alguém antes de confiar, pois ninguém é perfeito, e muito menos de pedra. Somos humanos, somos feitos de ações. E a amizade, para mim, é isso: ações que se eternizam.

Nenhum comentário: