quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

O perigo está próximo

Muitos fatores que fazem parte de nossas vidas cotidianas, mudaram comparados a alguns tempos atrás. A violência urbana, por exemplo, mostra-nos o quanto cada vez mais o tempo passa, mais fica perigoso de andar nas ruas.
Antigamente, era de costume deixar os filhos brincarem livremente fora de casa, sair a noite sem preocupação e até mesmo confiar em todos que lhe pedem carona na estrada. Hoje, se deixar acontecer algo assim, você corre um grande risco de ser assaltado, sequestrado. O medo então, domina a cada um, o que os impede, até mesmo, de combater este processo.
Luís Antônio Francisco de Souza disse: “A pobreza não é a causa da violência. Mas quando aliada à dificuldade dos governos em oferecer melhor distribuição dos serviços públicos, torna os bairros mais pobres mais atraentes para a criminalidade e a ilegalidade”. Com isso refletimos ao fato da falta de emprego, se contribui ou não. Mas, sendo urbana, a violência com seu próprio nome acaba explicando-nos. As causas podem ser um acúmulo, de muitas coisas que acontecem nas grandes cidades. A falta de emprego, pagamento de dividas, problemas públicos... E atualmente, aparenta-se que isso deixou de ser apenas uma “resolução para o problema dos criminosos”, e transformou-se em uma grande diversão para eles.
A polícia faz seu dever de combater estes acontecimentos, mas parece que quanto mais tentam, menos resultado é visto. Se isso algum dia irá terminar ou não, é complicado de saber, mas resta a cada um fazer sua parte, levando seus filhos as escolas, cuidando com quem andam, e o que fazem. A redução da violência começa em casa.

Nenhum comentário: